PROJETO CRÉDITO CONSCIENTE PARA PESSOAS IDOSAS: DA PROTEÇÃO À EDUCAÇÃO

O Projeto Crédito Consciente para Pessoas Idosas: da Produção e à Educação é fruto da parceria firmada com o Município de Novo Hamburgo, tendo sido realizado ao longo dos 12 meses de 2023, com observância ao termo de fomento firmado em 22/12/2022. Contou com a parceira do Procon do Município e do Programa Melhor Idade da Secretaria Municipal de Esporte e Laser (SMEL).

Além de eventos educativos e consultorias financeiras direcionadas diretamente ao público Idoso, também teve como objetivo capacitar voluntários e colaboradores do Procon Novo Hamburgo (RS) para se tornarem multiplicadores conhecimento das temáticas da educação financeira e do crédito consciente.

Palestras e oficina de educação financeira

Nos dias 16 e 17/03/2023 foram realizadas as duas primeiras etapas do projeto, com a participação de 126 pessoas idosas, entre idosos, familiares, voluntários, atores e lideranças sociais da cidade de Novo Hamburgo (RS). Os idosos aprenderam como se livrar das armadilhas do crédito, superar dívidas, fazer o dinheiro render mais e onde buscar ajuda, caso tenham dúvidas ou sejam vítimas de abusos do crédito.

Os colaboradores e voluntários do Procon do Município receberam capacitação jurídica e econômica para orientarem as pessoas idosas para uma vida financeira mais tranquila, participando de uma palestra no dia 16/03/2023 e de uma oficina de educação financeira de oito horas, no dia 17/03/2023. Ao todo foram 21 colaboradores capacitados, os quais poderão atuar como multiplicadores de conhecimento.

Treinamento prático em consultoria financeira para os colaboradores do Procon Novo Hamburgo

Na terceira etapa do projeto a coordenadora do comitê técnico de educação financeira do Instituto Defesa Coletiva, Adriana Fileto, deu continuidade à oficina de educação financeira direcionada para os colaboradores do Procon, inclusive com treinamento prático, a partir de consultorias financeiras disponibilizadas ao público do município.

Os colaboradores do Procon puderam acompanhar as consultorias financeiras realizadas pela coordenadora e, posteriormente, também realizaram essas consultorias, com o seu acompanhamento. Ao todo, foram 33 (trinta e três) consultorias financeiras realizadas.

Ainda na terceira etapa do projeto, foram disponibilizadas palestras aos públicos e colaboradores dos Centro de Referência e Assistência Social do município.

FEEDBACK

Os relatos das pessoas que estiveram presentes nas palestras e oficinas demonstraram o sucesso dos eventos e a importância do Projeto.

O presidente da Associação de Aposentados de Novo Hamburgo, senhor Idailto Alexandre, que já foi vítima dos abusos do crédito consignado, enfatizou a necessidade de realização de eventos focados no público idoso, a fim de promover a proteção e a educação financeira dessa parcela da população.

Raquel Gonçalves, da Secretaria de Esporte e Lazer de Novo Hamburgo/RS, destacou a felicidade de receber o Instituto Defesa Coletiva e a importância da ação que ocorreu na cidade. Segundo ela, o Projeto promoveu a troca de experiências e informações acerca dos abusos do crédito e da necessidade do consumo consciente.
O vereador de Novo Hamburgo, Raizer Ferreira, ressaltou a importância do acesso à informação para os idosos se protegerem de golpes e dos prejuízos decorrentes do crédito bancário. Lembrou ainda que, o projeto do Instituto Defesa Coletiva pode ser levado para outras partes do Brasil para que mais pessoas sejam impactadas positivamente com os cursos da associação.

A partir de pesquisa de satisfação realizada pelo Instituto Defesa Coletiva, o público idoso que participou do projeto atribuiu nota média de 9,76, em uma escala de 1 a 10, ao evento educativo promovido na primeira etapa. A pesquisa foi respondida por 71% do público presente.

Com relação às consultorias financeiras, apesar das limitações inerentes aos projetos de educação financeira, observou-se resultado muito positivo. Em termos de variação percentual, tem-se que, após as consultorias, o número de superendividados reduziu em 67%. Além disso, a pesquisa de satisfação revelou como os participantes se sentem após os atendimentos: 100% declararam que se sentem motivados ou muito motivados a organizar as contas; 100% acreditam que a situação financeira pode ficar melhor ou muito melhor; 94% se sentem muito aliviados ou muito aliviados; 97% consideram que a qualidade de vida pode ficar bem melhor ou melhor.

DEPOIMENTOS

Antes das consultorias, eu estava desesperada, pois não conseguia pagar minhas contas e o banco me cobrava sem parar. Eu não via uma luz no final do túnel e fiquei até doente de tanta preocupação. Depois das consultorias, eu consegui ter calma, organizar minhas contas e até arranjei um emprego fixo em um buffet. Hoje, estou negociando minha divida com o banco.