PROJETO EDUCAÇÃO AO CRÉDITO CONSCIENTE PARA OS CONSUMIDORES IDOSOS

O projeto é fruto da parceira firmada com o Município de Belo Horizonte em 11/2021 e esteve em execução até janeiro de 2024. Teve como objeto a capacitação dos consumidores idosos e seus familiares, nas temáticas da educação financeira e do crédito consciente, bem como a capacitação de colaboradores da rede de atendimento à pessoa Idosa de Belo Horizonte para a formação de multiplicadores de conhecimento. Também envolveu a prestação de atendimentos sociojurídicos gratuitos relacionados às práticas abusivas realizadas pelas instituições financeiras.

Formação de multiplicadores de conhecimento

Objetivando formar multiplicadores de conhecimento, foram capacitados 135 colaboradores da Rede de Apoio à Pessoa Idosa de Belo Horizonte (MG) em educação financeira e crédito consciente, em 10 encontros virtuais, os quais aconteceram nas seguintes datas: 17/01/2022, 18/01/2022, 22/02/2022, 22/03/2022, 26/04/2022, 29/04/2022, 24/05/2022, 08/06/2022, 30/08/2022, 31/08/2022.

Eventos educativas para pessoas idosas e familiares

A equipe de assessores jurídicos e outros colaboradores do Instituto Defesa Coletiva esteve presente nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e em outras unidades da Rede de Atendimento à Pessoa Idosa de Belo Horizonte, para a realização de eventos educativos na temática do crédito consciente e da educação financeira, disponibilizando também nesses encontros atendimentos sociojurídicos às pessoas idosas, vítimas de violência financeira. Foi a inauguração do Instituto Defesa Coletiva Itinerante.

Adicionalmente, houve um evento virtual, realizado em parceria com a Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa da Prefeitura de Belo Horizonte.

No total, participaram desses eventos 499 pessoas idosas, com 16 eventos educativos realizados entre 11/05/2022 e 12/12/2023, nas seguintes unidades da Rede de Atendimento à Pessoa Idosa de Belo Horizonte:

Atendimentos sóciojurídicos gratuitos

O Instituto Defesa Coletiva deixou à disposição da população de Belo Horizonte vários canais de contato com a entidade civil: telefone, videoconferência e atendimento presencial. Nos meses de dezembro/21 a janeiro/24 foram atendidas 62 pessoas idosas de forma presencial na sede do Instituto Defesa Coletiva e/ou nas unidades da Rede de Atendimento à Pessoa Idosa de Belo Horizonte, incluindo os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e outras unidades onde a OSC realizou eventos educativos.

A maioria dos consumidores atendidos no período (58%) relataram problemas relativos às fraudes perpetradas pelas instituições financeiras, notadamente o lançamento de empréstimos consignados sem autorização ou solicitação, juros abusivos, indução ao erro no momento da contratação e cobrança sem o devido depósito do empréstimo.

Após o recebimento das reclamações dos consumidores, o Instituto Defesa Coletiva passou a direcionar as providências necessárias para a resolução de cada uma das problemáticas relatada.

Outros Resultados

O projeto fortaleceu parcerias entre a OSC o poder público e outras organizações da sociedade civil organizada de Belo Horizonte (MG), gerando conhecimentos que permitiram o desenvolvimento de um projeto maior, que vai ser iniciado em 2024, o qual abordará não só a temática da educação financeira, como também a do empreendedorismo, indicando, de forma prática, caminhos para a geração de renda extra, a vida ativa e a autonomia financeira na terceira idade.

DEPOIMENTOS

O estatuto da entidade prevê a defesa coletiva dos interesses e dos direitos dos consumidores e outros direitos fundamentais no exercício da cidadania.

O Instituto integra o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor e tem assento no Conselho do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Minas Gerais, coordenado pelo Ministério Público de Minas Gerais.

A entidade também está inscrita junto aos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa das cidades de Belo Horizonte, Contagem e Congonhas. As atividades do Instituto têm se destacado pelas ações coletivas de consumo em prol do exercício da cidadania, beneficiando milhares de cidadãos.