Abuso de bancos contra idosos durante a pandemia é denunciado em carreata e idosos ganham serenata em homenagem ao dia dos avós.

 

Cresce o número de assédio das instituições bancárias e Instituto Defesa Coletiva fez serenata na porta da casa dos idosos que sofreram assédio com a música “Aprendendo a dizer não”.

O Instituto Defesa Coletiva e o Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) realizaram nesta sexta-feira, 24 de julho, às 9:00, carreata que passou nas casas de idosos que relataram ser constantemente assediados por instituições bancárias que tentam “empurrar” a contratação de serviços como o empréstimo consignado.

Para entreter os idosos que foram visitados, foi cantada – ao vivo e na porta das residências – a música “Aprendendo a dizer não”, de autoria de Rê Mineira (composta a partir de solicitação do Instituto). A letra da canção (no estilo forró) apresenta dicas para os idosos recusarem ofertas e desligarem o telefone quando não houver interesse em contratar serviços bancários. Também será gravado videoclipe com a participação dos idosos para lançamento da música nas plataformas virtuais no final do mês de agosto.

A advogada consumerista e presidente do Instituto Defesa Coletiva, Lillian Salgado, relata que aumentou o número de denúncias que chegam a entidade durante a pandemia. “Os idosos estão sendo atormentados pelas instituições bancárias. Os vendedores usam metodologias torpes para fechar contratos por telefone. Para forçar a venda sem a anuência do idoso, perguntam ao final do atendimento: “Sim ou Confirma?”.

Lillian Salgado informa que já foi necessário ingressar com ações no Judiciário para impedir que instituições bancárias telefonem a idosos.

A carreata foi realizada no entorno do CRPI e visitou as residências dos idosos mais afetados, alguns inclusive com sintomas depressão por causa do isolamento social.

A ação foi realizada sem nenhum contato físico com os idosos, já que a apresentação musical foi feita fora das casas das pessoas, no estilo das antigas serenatas. Todas as recomendações das autoridades de saúde foram seguidas.

O Instituto Defesa Coletiva também fez a distribuição da Cartilha Crédito Consciente para Idosos. A publicação reúne orientações básicas para que os idosos consigam sair das armadilhas da obtenção do crédito fácil e, ainda, aponta como buscar proteção em caso de superendividamento ou exploração financeira.

LM-Tecnologia