O Instituto Defesa Coletiva participou do XX Congresso Nacional do MPCON que ocorreu entre os dias 18 e 19 de agosto, em Brasília. O MPCON é uma associação sem fins lucrativos de Promotores e Procuradores de Justiça com atuação na defesa do consumidor, que existe desde 2001.

No dia 17/08, o Instituto participou da 27ª Reunião da SENACON com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, onde foram discutidos temas importantes para a defesa do consumidor. A presidente do comitê técnico, Lillian Salgado, participou do painel das Agência Reguladoras, no qual palestrou sobre a atuação do INSS e do Banco Central na estrutura do crédito consignado no Brasil.

Também estiveram em Brasília, em nome do Instituto Defesa Coletiva, Elen Prates, diretora executiva da entidade, e Érica Compart, diretora de relações institucionais. A participação do Instituto demonstra a importância da integração das entidades e dos órgãos protetivos para a justa e adequada aplicação das normas consumeristas pelo Brasil.

A discussão sobre as normas consumeristas e a cooperação entre as entidades de defesa do consumidor é de fundamental importância para o desenvolvimento dos direitos coletivos, constituindo um verdadeiro instrumento de realização da justiça.

 

LM-Tecnologia