Instituto Defesa Coletiva e o Conselho Municipal do Idoso do Munícipio de Belo Horizonte firmam parceria para atendimento e empoderamento da pessoa idosa.

 

No dia 19 de novembro de 2021, foi firmada a parceria entre o Instituto Defesa Coletiva, organização da sociedade civil, inscrita no CNPJ sob o nº 12.034.235.0001-83, com o Conselho Municipal do Idoso do Munícipio de Belo Horizonte e o Fundo Municipal do Idoso, a qual tem como objeto a capacitação dos consumidores idosos na temática de educação ao crédito consciente, bem como multiplicá-la para a rede de atendimento da pessoa idosa do Município de Belo Horizonte, e, ainda, prestar atendimento sociojurídico para o idoso, no que diz respeito às práticas abusivas realizadas pelos bancos.

 

As ações do projeto são direcionadas, majoritariamente, às pessoas idosas, independente do sexo, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade econômica e social e que vivenciaram alguma situação de violação dos seus direitos, preferencialmente, cadastradas no Centro de Referência da Pessoa Idosa, bem como aos membros das redes de atendimento à pessoa idosa do município de Belo Horizonte, que serão previamente selecionados.

 

Os familiares das pessoas idosas poderão participar das atividades propostas, uma vez que estes se tornarão multiplicadores do trabalho desenvolvido.

 

Haverá, também, a capacitação de membros das redes de atendimento à pessoa idosa de Belo Horizonte em educação financeira e crédito consciente.

 

Preferencialmente, em atenção ao período de calamidade pública, ocasionado pelo Coronavírus, as atividades de capacitação aos membros da rede de atendimento, idosos e familiares, bem como o atendimento sóciojurídico serão realizados em formato virtual.

 

A publicação e formalização do instrumento foi realizada no diário oficial da Prefeitura de Belo Horizonte e é o marco inicial para execução do projeto “Educação ao Crédito Consciente para os Consumidores Idosos.”

 

O projeto será executado pelo período de 14 (quatorze) meses, com a utilização do valor captado de R$ 296.000,00 (duzentos e noventa e seis mil), o qual estima-se a liberação em quatro parcelas, sendo uma no quarto trimestre de 2021, e as seguintes para os trimestres subsequentes de 2022.

 

LM-Tecnologia