Instituto Defesa Coletiva lança videoclipe sobre o assédio das instituições financeiras na oferta de crédito consignado.

 

O Instituto Defesa Coletiva disponibiliza a partir desta sexta-feira, 14/8, às 15 horas e 30 minutos, no seu canal do YouTube, a música “APRENDENDO A DIZER NÃO”. A letra da canção tem o objetivo de educar e alertar os idosos, constantemente abordados por instituições bancárias que pretendem fechar contratos de crédito e financiamento lesivos aos consumidores.

De acordo com o Instituto Defesa Coletiva, durante a pandemia de Covid-19, aumentou o assédio dos bancos aos idosos por meio de ligações telefônicas. Nestas ligações, os vendedores dos bancos usam metodologias e técnicas que induzem o fechamento de contratos, mesmo sem o consentimento dos idosos.

O superendividamento atinge cerca de 4,3 milhões de idosos no país (dados do SPC). O número representa quase 30% da população brasileira com idade superior a 60 anos. Outro dado, desta vez proveniente da Associação de Educação Financeira do Brasil, revela que 32% dos aposentados de baixa renda, que ganham até dois salários mínimos, estão superendividados.

A presidente do comitê técnico do Instituto Defesa Coletiva, Lillian Salgado, lembra que a contratação do empréstimo, após realizada, é irrevogável. “Por isso, a necessidade do idoso aprender a dizer não é ensinada na música. Mesmo com a proibição do fechamento de contratos de empréstimo consignado por telefone, muitas instituições bancárias celebram acordos com condições lesivas aos idosos, que não possuem discernimento para compreender taxas, valor a ser debitado da aposentadoria e quantidade de parcelas”, alerta.

A música da cantora e compositora Rê Minera e o videoclipe, que possui direção artística de Beth Haas, conta com a participação dos idosos do Grupo de Teatro Sementes. A iniciativa integra o projeto Crédito Consciente para Idosos, desenvolvido pelo Instituto Defesa Coletiva, com o intuito de educar as pessoas idosas para um consumo consciente e saudável, bem como para a prevenção e tratamento do superendividamento.

Entre outras ações, o Instituto já disponibilizou uma cartilha educativa sobre o tema e produziu o documentário Covardia Capital, que narra a história de idosos superendividados (vencedor da categoria júri popular do Festival de Cinema de Trancoso).

ASSISTA O VIDEOCLIPE

 

LM-Tecnologia