VOCÊ SABE QUAL TIPO DE CONSUMIDOR VOCÊ É?

 

No sistema econômico em que vivemos, somos, em algum momento da vida, consumidores. E como há grande diversidade nos segmentos de mercado, é natural que haja também uma grande diversidade nas categorias de consumidor. E aí, você sabe qual tipo-consumidor você se enquadra? Ainda não? Então vamos conhecer quais são as mais comuns categorias de consumidores presentes no mercado.

1. “Se for o melhor, eu quero!”

 

Você se identifica com essa frase? Provavelmente você se encaixa na classe dos consumidores exigentes. Aqueles que só aceitam o melhor e nada menos que isso, não medem esforços para ter aquele determinado produto, independente de preço. São consumidores que pesquisam por marcas referência no mercado, com boa reputação on-line e também no mundo físico.

2. “Estou triste… E se eu fizesse algumas compras?!” 

 

Uma das mais clássicas frases dos consumidores impulsivos. Sim e isso é completamente normal, boa parte das compras que fazemos é por impulso e nós nem sequer nos damos conta desse comportamento. Segundo os dados da Euromonitor, as compras impulsivas ocorrem, em sua maioria, pela internet.

3. “Lealdade é meu maior princípio” 

 

Agora é a vez do cliente fiel, aquele tipo de consumidor que não abandona de jeito nenhum a marca do coração. Normalmente, essas pessoas possuem uma memória afetiva muito forte com determinado produto/marca e dificilmente compra em outros lugares. Para eles, a fidelidade é fundamental.

4. “Não sei bem, vou dar uma olhada” 

 

Frase que parte daquele consumidor indeciso (aquele comprador que todos nós somos algumas vezes na vida), não sabe bem o que quer. Chega na loja ou no site e passa minutos, às vezes horas, procurando algo que faça seu coração bater mais forte e, de duas uma: ou não compra nada, ou acaba comprando mais coisas do que realmente precisava. De fato, isso é muito comum, portanto, são consumidores que precisam de muita atenção e um atendimento cada vez mais criterioso.

5. “Vou apenas pegar o que preciso e ir embora”


Enfim, o consumidor assertivo e muito exigente, pode saber, esse exemplo de comprador costuma pesquisar muito antes de decidir por qual produto vai dispor seu dinheiro, pesquisa na internet, pergunta para amigos, para colegas de trabalho… É sempre uma pessoa com muita certeza do que quer e, principalmente, não aceita delongas para obter determinado produto. 

Consumidor, se identificou com algum tópico? E ah, sempre bom lembrar, seja um consumidor consciente. Nós do Instituto Defesa Coletiva estamos à disposição de toda e qualquer categoria de consumidor, afinal se PROTEGE UM, PROTEGE TODOS!

LM-Tecnologia