Direito bancário

A educação financeira é um dos maiores desafios do consumidor brasileiro no século XXI. O consumo consciente exige informação adequada sobre os custos operacionais envolvidos nessa espécie de serviço, bem como sobre os direitos aplicáveis à relação consumerista formada.

O consumo desordenado do crédito conduz muitos cidadãos ao superendividamento. Por essa razão é preciso empoderar a sociedade de informações claras e precisas e criar meios de coibir o assédio das instituições financeiras sobre os consumidores vulneráveis.

O Instituto Defesa Coletiva ajuizou diversas ações coletivas em face das principais Instituições Financeiras do país, a fim de questionar a legalidade da cobrança de algumas tarifas consideradas abusivas a luz da legislação consumerista. Além disso, a entidade civil possui um projeto de crédito consciente para idosos, no qual foi produzido um documentário, denominado “Covardia Capital”, que retrata as práticas bancárias abusivas e suas implicações legais e cotidianas, com enfoque na conscientização da população sobre o superendividamento e suas consequências na sociedade brasileira.

LM-Tecnologia